Vamos começar com a história do Lockheed SR-71 Tipo A, ou Blackbird: o projetista por trás desta maravilhosa máquina é Clawrence "Kelly" Johnson, foi ele quem designou a criação do avião com ligas de titânio, capazes de suportar altas temperaturas, aproximadamente 200 à 300 ºC, que teriam que ser suportados durante o voo.
Como foi projetado para ser um avião de reconhecimento estratégico, rápido e eficaz, fora projetado para sobrevoar os cinco continentes e os cinco oceanos de modo que não fosse identificado por seus inimigos. Por isso a velocidade que este modelo era capaz de atingir era de 3.720 km/h, Match 3.5, um dos únicos da época a conseguir chegar a tanto.
E para conseguir fazer este voo, também teve que ser projetado um combustível especial, o JP-7, feito para ser viscoso e pouco volátil, possibilitando apagar facilmente um fósforo queimando dentro de um balde cheio dessa substância, o que permitia que o voo acontecesse, sem o combustível entrar em combustão, e possivelmente explodir, pelas altas temperaturas.
Dentro de cada um dos 32 Lockheed SR-71 Tipo A produzidos cabiam duas pessoas: o piloto e o operador de sistemas. Como o Blackbird era um avião de reconhecimento estratégico, não possuía armamentos. Caso fossem detectados, poderiam ser facilmente abatidos, mas era quase impossível que isso acontecesse.
Este avião era capaz de fazer vigilância de uma área de 270.000 km², o que permitia que a CIA (Central Intelligence Agency - Agência de Inteligência Central) - que foi quem solicitou a construção do avião -, operasse no Vietnam do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem ser detectada por seus respectivos radares.
Por diversos motivos a produção deste avião foi desativada, em 1998, mas principalmente por não ter mais utilidade para as forças norte americana. Fatores políticos e custo por hora de voo, foram outros fatores que influenciaram na finalização do projeto.
Atualmente não se sabe a quantidade oficial de Lokcheeds SR-71 Tipo A que ainda existem, mas se sabe que, dos 32 construídos, 12 foram perdidos em acidentes, mas os E.U.A. alegam que nenhum foi abatido pelo inimigo, e também que nunca foram detectados.
Curiosidades:O X-Jet do desenho X-Men foi feito baseado no SR-71, e seria no desenho uma modificação do RS-150 Blackbird da SHIELD feita por Forge usando tecnologia Shi'ar.
Na série de figuas de ação Comandos em Ação, uma réplica do Blackbird era utilizado pelos terroristas do "Cobra" sob o codinome de "Aeroforça Noturna". O brinquedo foi lançado no Brasil em 1988. No filme Transformers Revenge of the Fallen,o autobot JETFIRE se transforma em um SR-71 Blackbird, guardado num museu.
O Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido como Blackbird, é um dos únicos Aviões no mundo a atingir Match 3,5, que equivale a uma velocidade de 3.720 km/h.
comentários
0 Responses to "Lockheed SR-71 Tipo A, ou Blackbird"Postar um comentário
Use este espaço para deixar sua:
- Crítica;
- Opnião;
- Sugestão;
- Reclamação...
Mas não use este espaço para xingamentos.
Obrigado