
Pois saiba, que há vestígios que indicam que as primeiras pipocas eram estouradas na espiga inteira. Depois de algum tempo, os antigos índios norte-americanos passaram a colocar somente os grãos sobre as brasas, mas como havia uma certa "perda" de pipocas, pois elas acabavam queimando depois de estourar, eles inventaram o método que é utilizado até hoje: o estouramento em panelas, naquela época, de barro.
Os primeiros europeus, os "colonizadores", que chegaram na América, a descreveram como "salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo".
A pipoca foi se popularizando, com o tempo, e já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos, durante o século XIX (19). Mas foi só no fim desse período, beirando os primeiros anos do século XX(20), que surgiram os Cinemas americanos, o que viria a tornar, mas tarde, a pipoca como ela é hoje.
Mas nem sempre foi assim, no começo, os donos dos Cinemas não gostavam da idéia de vender pipocas, pois acreditavam que a pipoca distraía o seu público alvo.
O grande "estopim" da pipoca não foi o cinema, e sim a "Grande Depressão", pois a pipoca era relativamente barata, o que fez com que agricultores passassem a investir nesse produto, o que, por sua vez, colocou mais e mais pipocas no mercado, gerando uma grande reação em cadeia, transformando a pipoca no que ela é hoje: um item bastante necessário para os amantes dos filmes.
Isso mesmo, os filmes ajudaram na familiarização da pipoca, e a pipoca também deu a sua contribuição para os filmes, mesmo que não sendo de grande valia. Quem mais ela ajudou,e ainda ajuda, é os donos dos cinemas, e seus produtores.
Você já se perguntou o por que da pipoca estourar? Eu já, a resposta é muito simples: o grão de milho da pipoca é um grão especial, dentro desse grão contém-se água,cercada por uma camada macia. Quando aquecida, a água seca, deixando o pequeno grão sem oxigênio (O) o que faz aumentar a pressão dentro do mesmo, até o momento da casca do grão não aguentar a pressão e explodir, literalmente, expandindo a parte macia. Tornando-se então, pipoca.
Curiosidades:
- A pipoca contém alta quantidade de proteína, além de sais minerais importantes para a nutrição, como ferro e cálcio.
- Aproximadamente 48% das pessoas que vão ao cinema compram pipoca.
- A pipoca queimada no micro-ondas possui um cheiro pior do que a queimada no fogão.
- As vendas de pipoca para micro-ondas ultrapassam 240 milhões de Dolares por ano. A popularidade da pipoca só atingiu níveis consideráveis a partir dos anos 50, quando houve a expansão das televisões.
comentários
0 Responses to "Pipoca"Postar um comentário
Use este espaço para deixar sua:
- Crítica;
- Opnião;
- Sugestão;
- Reclamação...
Mas não use este espaço para xingamentos.
Obrigado